Sobre o Programa de Pós-Graduação
O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica tem como compromisso a formação de recursos humanos para pesquisa básica e aplicada e o ensino superior na área de Bioquímica.
O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica já titulou 262 Mestres e 227 Doutores. Muitos desses egressos ocupam posição de destaque na pesquisa e no ensino superior em Universidades e empresas do Brasil e de outros países. A maioria das dissertações e teses foram realizadas nas áreas de estrutura e função de macromoléculas, enzimologia, mecanismos regulatórios da expressão gênica e do metabolismo.
A estrutura atual do Mestrado permite que os alunos se familiarizem com técnicas básicas de bioquímica, estrutura de biomoléculas e mecanismos regulatórios do metabolismo. Durante o Doutorado são oferecidas disciplinas avançadas que permitem ao aluno o contato com a fronteira do saber nas áreas de bioquímica, biologia celular e molecular. Além disso, tanto para os alunos de Mestrado quanto para os de Doutorado, são oferecidos seminários com a participação de Professores convidados de diversas Universidades do Brasil e do exterior, permitindo um constante intercâmbio de ideias e colaborações. Os alunos de Mestrado e Doutorado também podem escolher, entre várias disciplinas optativas, aquelas que julguem ser mais direcionadas ao seu trabalho de dissertação/tese.
Os docentes credenciados no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica coordenam laboratórios e linhas de pesquisa ativos em diversas áreas, tais como biomarcadores e bioquímica do câncer, sinalização celular e metabolismo intermediário de fungos e biotecnologia, controle da expressão gênica e biologia sistêmica, bioquímica das doenças neurodegenerativas, sinalização celular e homeostase de proteínas em células animais (inclusive humanas), controle do metabolismo e bioenergética, bioquímica de parasitas, entre outros. Todas essas linhas de pesquisa poderão ser escolhidas pelos alunos ingressantes para realização de seus trabalhos experimentais.