Documentos Gerais exigidos para Inscrição e Matrícula:

  • Formulário de Inscrição e Matrícula Inicial fornecido no ato da inscrição pela secretaria do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e também disponível no endereço eletrônico http://cpg.fmrp.usp.br/informacoes/formularios;
  • Tabela de auto pontuação para ser entregue no ato da inscrição e disponível no endereço eletrônico http://pgbioquimica.fmrp.usp.br/download/1929/;
  • Cópia do diploma de Graduação devidamente registrado (frente e verso) ou cópia do Atestado de Conclusão constando obrigatoriamente data da outorga de grau obtido em curso de Graduação oficialmente reconhecido. No caso de entrega de atestado será obrigatória a comprovação do diploma do curso de Graduação no prazo máximo de 01 (um) ano, contado a partir da data da matrícula na Pós-Graduação.
  • Cópia do Histórico Escolar da Graduação contendo data de colação de grau (finalizado);
  • Cópia do diploma do Mestrado ou atestado de conclusão (ou atestado com a data prevista para a defesa da dissertação e obtenção do título de mestre, que deverão ser anteriores ao primeiro dia de matrícula) e Histórico Escolar do Mestrado, de programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES (com conceito igual ou superior a 3), para candidatos ao Doutorado com Mestrado prévio.
  • 02 fotos 3×4 recentes, ou modelo passaporte, com fundo branco;
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (ou documento equivalente para estrangeiros);
  • Cópia da Cédula de Identidade (RG) (não serão aceitos Registros Profissionais nem a CNH);
  • Cópia do Título de Eleitor (exceto para estrangeiros);
  • Cópia do Documento Militar (exceto para estrangeiros);
  • Cópia do CPF (exceto para estrangeiros);
  • Proficiência em Inglês: Os candidatos, tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado e Doutorado Direto deverão comprovar Proficiência em Língua Inglesa na inscrição ao processo seletivo de ingresso, que poderá ser demonstrada com a apresentação de uma cópia do Certificado (conforme exames TEAP, TOEFL, ALLUMINI, IELTS, CAMBRIDGE e MICHIGAN, considerando aproveitamento igual ou superior a 60% da nota máxima para o Mestrado e 70% para Doutorado e Doutorado Direto. Proficiência realizada até 5 (cinco) anos antes da data de inscrição do candidato no Programa. Outros exames equivalentes poderão ser analisados pela Comissão Coordenadora do Programa mediante solicitação do candidato;
  • Comprovante de pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 214,00 (duzentos e quatorze reais), a ser pago por meio de boleto bancário, pagável até 7 (sete) dias após a emissão do boleto, disponível no endereço eletrônico http://boletos.fmrp.usp.br Não haverá devolução da taxa de inscrição em hipótese alguma.

Documentos Específicos do Programa, exigidos para Inscrição:

  • Projeto de Pesquisa, que deverá ter no máximo 06 páginas e conter: Introdução e justificativa; objetivos; materiais e métodos; resultados esperados; relevância e referências bibliográfica (apenas para candidatos ao Doutorado e Doutorado Direto);
  • Curriculum Vitae (de preferência no Modelo LATTES http://www.cnpq.br, sem encadernação). Os comprovantes deverão ser entregues separadamente.

Documentos exigidos apenas para Matrícula

  • Cópia do documento de identidade válido e de visto temporário ou permanente que autorize a estudar no Brasil. Exemplos dos referidos documentos: Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou RNE (Registro Nacional para Estrangeiro) ou Protocolo do RNE e Passaporte para candidatos estrangeiros.
    Observação: Fica autorizado em caráter excepcional a inscrição e a matrícula dos candidatos estrangeiros nos programas de pós-graduação, portando apenas o passaporte com o visto de estudante, acompanhado do agendamento do Registro/Emissão de Carteira Identidade de Estrangeiro, emitido pela Polícia Federal. Após o comparecimento do estudante a Polícia Federal, na data marcada, o interessado deverá apresentar na Secretaria de Pós-Graduação o protocolo/documento expedido pela Polícia Federal, com o número do RNE, no prazo máximo de 15 dias para regularização do cadastro no Sistema Janus.