Apresentação

Prédio Central

O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica tem como compromisso a formação de recursos humanos para pesquisa básica e aplicada e o ensino superior na área de Bioquímica.

Até o final de 2018 o Programa de Pós Graduação em Bioquímica já titulou um total de 242 Mestres e 212 Doutores, dos quais muitos se destacam na pesquisa e no ensino superior em Universidades e empresas do Brasil e de outros paises. A maioria das dissertações e teses foram realizadas nas áreas de estrutura e função de macromoléculas, cinética enzimática, mecanismos regulatórios da expressão gênica e do metabolismo.

A estrutura atual do Mestrado permite que os alunos se familiarizem com técnicas básicas de bioquímica, estrutura de biomoléculas e mecanismos regulatórios do metabolismo. Durante o Doutorado são oferecidas disciplinas avançadas que permitem ao aluno o contato com a fronteira do saber nas áreas de bioquímica, biologia celular e molecular. Além disso, tanto para os alunos de Mestrado quanto para os de Doutorado, são oferecidos seminários com a participação de Professores convidados de diversas Universidades do Brasil e do exterior, permitindo um constante intercâmbio de idéias e colaborações. Os alunos de Mestrado e Doutorado também podem escolher entre várias disciplinas optativas, aquelas que julguem ser mais direcionadas ao trabalho de dissertação/tese.

O Departamento de Bioquímica e Imunologia possui laboratórios e linhas de pesquisa ativos em diversas áreas, tais como metabolismo intermediário, química de proteínas, ácidos nucléicos, imunologia molecular, transdução de sinal bioquímica do sistema nervoso e diferenciação celular. O programa de Pós-Graduação em Bioquímica conta ainda com a colaboração de Professores de outros laboratórios de pesquisa do Campus, ampliando o número de linhas de pesquisa que poderão ser escolhidas pelos alunos na elaboração de seus trabalhos experimentais.