VIII – EXAME DE QUALIFICAÇÃO
Normas Novas – Aprovada em 2014
VIII.1 O Exame de Qualificação é exigido tanto no curso de Mestrado quanto no curso de Doutorado.
VIII.2 A inscrição no exame de qualificação é de responsabilidade do estudante e deverá ser feita dentro do prazo máximo estabelecido pelo Programa.
VIII.3 A inscrição para o exame deverá ocorrer em até 18 (dezoito) meses para o Mestrado, 24 (vinte e quatro) meses para o Doutorado e 30 (trinta) meses) para o Doutorado Direto, após o início da contagem de prazo. O exame de Qualificação deverá ser realizado até no máximo 60 (sessenta) dias após a inscrição.
VIII.4 O estudante de pós-graduação que não realizar o exame no período previsto para o seu curso será desligado do Programa, conforme item V do artigo 52 do Regimento de Pós-Graduação da USP.
VIII.5 O estudante que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo de 60 (sessenta) dias após a realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo de 60 (sessenta) dias após a inscrição. Persistindo a reprovação, o estudante será desligado do Programa e receberá certificado das disciplinas cursadas.
VIII.6 A comissão examinadora deve ser constituída por 3 (três) membros designados pela CCP, com titulação mínima de doutor. Pelo menos um membro deve ser orientador do Programa. O orientador e o coorientador (quando houver), não poderão participar da comissão.
VIII.7 A CCP indicará o presidente da Comissão Examinadora obedecendo, sempre que possível, a hierarquia entre os seus membros.
VIII.8 O exame de qualificação será realizado duas vezes ao ano, ao final de cada semestre, em duas etapas, uma prova escrita e uma prova oral. Realização do exame de qualificação fora do calendário do Programa será permitida pela CCP após análise de justificativa fundamentada oferecida pelo orientador.
VIII.9 Procedimentos para realização do exame de qualificação de Mestrado.
O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica considera os seguintes requisitos para o Exame de Qualificação de Mestrado: (1) saber os conceitos fundamentais da Bioquímica, os quais são abordados nas disciplinas obrigatórias para o Mestrado; (2) ser capaz de desenvolver um raciocínio científico lógico, com o entendimento de experimentos e resultados; (3) ser capaz de realizar uma apresentação oral sobre um tema da Bioquímica; além de (4) ser capaz de realizar a parte experimental relacionada à sua dissertação.
Exame escrito: análise de um artigo científico ou parte de um artigo científico (envolvendo conhecimentos básicos de bioquímica, os quais foram abordados nas disciplinas ministradas, a partir do qual o estudante deverá mostrar sua capacidade de entendimento experimental e raciocínio científico.
Exame oral: apresentação de uma aula teórica, ao nível de graduação, sobre um tema da Bioquímica. Na avaliação da aula serão analisados os seguintes aspectos: (i) demonstração de conhecimento no assunto, (ii) adequação do conteúdo para uma aula de graduação, (iii) clareza dos conceitos apresentados e (iv) organização lógica dos tópicos apresentados. A comissão poderá fazer algumas considerações sobre a aula, mas não haverá arguição.
Para a prova escrita o estudante receberá o artigo no momento da realização da mesma. O tema para a apresentação oral deverá ser sorteado 7 (sete) dias antes da apresentação. A lista dos temas a serem abordados será divulgada ao estudante quando de seu ingresso no curso. As apresentações orais deverão ter duração mínima de 30 minutos e máxima de 45 minutos.
Dos 16 temas, o estudante poderá selecionar 10 para a realização do sorteio. Os 16 temas são: (1) sistema tampão; (2) aminoácidos; (3) proteínas; (4) enzimas; (5) vitaminas e coenzimas; (6) carboidratos; (7) ácidos nucléicos; (8) lipídeos; (9) membranas biológicas; (10) fosforilação oxidativa (cadeia respiratória); (11) metabolismo de carboidratos; (12) metabolismo de ácidos graxos; (13) metabolismo de fosfolipídeos e do colesterol; (14) metabolismo de proteínas e aminoácidos; (15) metabolismo das purinas e pirimidinas e (16) integração metabólica.
Não haverá emissão de nota ou conceito para exame de qualificação. Será considerado aprovado o candidato que obtiver numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), notas iguais ou superiores a 6 (seis) nos dois exames (escrito e oral).
VIII.10 Procedimentos para realização do exame de qualificação de Doutorado.
O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica considera os seguintes requisitos como necessários para o Exame de Qualificação de Doutorado: (1) além dos conceitos fundamentais, ter conhecimento amplo e atualizado na Bioquímica, os quais são abordados nas disciplinas obrigatórias para o Doutorado; (2) além das capacidades de desenvolver raciocínio científico lógico e interpretação de resultados, demonstre ter visão crítica; (3) demonstre ter independência intelectual, com capacidade de formular novas perguntas científicas e propostas experimentais; além de (4) ser capaz de realizar a parte experimental relacionada à sua tese.
Exame escrito: no exame escrito o candidato deverá demonstrar seu conhecimento e familiaridade com os diversos temas da Bioquímica moderna (amplamente discutidos durante as disciplinas obrigatórias para o Doutorado), e a maturidade adquirida durante a realização de seu projeto de Tese, onde deverá demonstrar sua capacidade de raciocínio científico, interpretação de resultados, visão crítica e formulação de novas propostas experimentais.
Exame oral: o estudante deverá apresentar uma aula teórica, ao nível de Pós-Graduação, sobre um tema de sua escolha dentro da área de Bioquímica, porém distinto de seu trabalho de tese. Na avaliação da aula serão analisados os seguintes aspectos: (i) adequação do conteúdo para uma aula de Pós-Graduação e (ii) organização lógica dos tópicos apresentados. A comissão poderá fazer algumas considerações sobre a aula, mas não haverá arguição.
Na prova escrita o estudante receberá alguns problemas e perguntas científicas, aos quais deverão ser apresentadas diferentes estratégias para solução.
O tema escolhido para a apresentação oral deverá ser encaminhado à secretaria do Programa junto com um resumo escrito (no máximo uma página) contendo as referências consideradas essenciais, pelo menos 7 (sete) dias antes do exame. As apresentações orais deverão ter duração mínima de 40 minutos e máxima de 50 minutos.
Não haverá emissão de nota ou conceito para exame de qualificação. Será considerado aprovado o candidato que obtiver numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), notas iguais ou superiores a 6 (seis) nos dois exames (escrito e oral).