Qualificação

Exame geral de qualificação do curso de pós-graduação do programa de Bioquímica:
O exame geral de qualificação é obrigatório para os candidatos à obtenção do título de mestre ou doutor. Este exame deverá ser realizado após a integralização dos créditos acadêmicos e de acordo com o disposto na Resolução CoPGr 5140, de 20/09/2004, parágrafo 1º, artigo 81 do Regimento de Pós-Graduação “o aluno deverá ser aprovado no exame até seis meses antes do prazo máximo para depósito da dissertação ou tese”.
O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica considera os seguintes requisitos como necessários para um aluno estar apto (qualificado) a se tornar um Mestre em Bioquímica:
(1) saber os conceitos fundamentais da Bioquímica, os quais são abordados nas disciplinas obrigatórias para o Mestrado;
(2) ser capaz de desenvolver um raciocínio científico lógico, com o entendimento de experimentos e resultados;
(3) ser capaz de realizar uma apresentação oral sobre um tema da Bioquímica; além de
(4) ser capaz de realizar a parte experimental relacionada à sua dissertação.

O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica considera os seguintes requisitos como necessários para um aluno estar apto (qualificado) a se tornar um Doutor em Bioquímica:
(1) além dos conceitos fundamentais, ter conhecimento amplo e atualizado na Bioquímica, os quais são abordados nas disciplinas obrigatórias para o Doutorado;
(2) além das capacidades de desenvolver raciocínio científico lógico e interpretação de resultados, demonstre ter visão crítica;
(3) demonstre ter independência intelectual, com capacidade de formular novas perguntas científicas e propostas experimentais; além de
(4) ser capaz de realizar a parte experimental relacionada à sua tese.

Constituição da Comissão Examinadora:

A Comissão Examinadora do Exame de Qualificação será constituída por três docentes indicados pela Coordenação do Programa. Será considerado aprovado o aluno que obtiver aprovação da maioria dos membros da Comissão Examinadora.
Nota: Os temas omissos e casos especiais serão analisados individualmente pela Coordenação do Programa.

6.1 – Mestrado:
O exame de qualificação será realizado duas vezes ao ano, ao final de cada semestre, em duas etapas, uma escrita e uma oral. Na necessidade de realização do exame de qualificação fora do calendário do Programa, esta solicitação deverá ser encaminhada pelo orientador à Coordenação juntamente com uma justificativa fundamentada.
1) Escrita: Análise de um artigo científico ou parte de um artigo científico (envolvendo conhecimentos básicos de bioquímica, os quais foram abordados nas disciplinas ministradas), a partir do qual o aluno deverá mostrar sua capacidade de entendimento experimental e raciocínio científico.
2) Oral: Apresentação de uma aula teórica, ao nível de graduação, sobre um tema da Bioquímica. Na avaliação da aula serão analisados os seguintes aspectos: (i) demonstração de conhecimento no assunto, (ii) adequação do conteúdo para uma aula de graduação, (iii) clareza dos conceitos apresentados e (iv) organização lógica dos tópicos apresentados. A banca poderá fazer algumas considerações sobre a aula, mas não haverá argüição.

6.1.1 – Exame:
Para a prova escrita o aluno receberá o artigo no momento da realização da mesma.
O tema para a apresentação oral deverá ser sorteado 7 (sete) dias antes da apresentação. A lista dos temas a serem abordados será divulgada ao aluno quando de seu ingresso no curso. As apresentações orais deverão ter duração mínima de 45 minutos e máxima de 60 minutos.
Alunos que forem reprovados nos Exames de Qualificação terão a oportunidade de repeti-lo dentro do calendário do Programa.
Lista de temas para a etapa de apresentação oral do Exame de Qualificação de Mestrado: Dos 16 temas listados abaixo, o aluno poderá selecionar 10 para a realização do sorteio.

  • Sistema tampão
  • Aminoácidos
  • Proteínas
  • Enzimas
  • Vitaminas e coenzimas
  • Carboidratos
  • Ácidos nucléicos
  • Lipídeos
  • Membranas biológicas
  • Fosforilação oxidativa (cadeia respiratória)
  • Metabolismo de carboidratos
  • Metabolismo de ácidos graxos
  • Metabolismo de fosfolipídeos e do colesterol
  • Metabolismo de proteínas e aminoácidos
  • Metabolismo das purinas e pirimidinas
  • Integração metabólica

6.2 – Doutorado:
O exame de qualificação será realizado duas vezes ao ano, ao final de cada semestre, em duas etapas, uma escrita e uma oral. Na necessidade de realização do exame de qualificação fora do calendário do Programa, esta solicitação deverá ser encaminhada pelo orientador à Coordenação juntamente com uma justificativa fundamentada.
1) Escrita: No exame escrito o candidato deverá demonstrar seu conhecimento e familiaridade com os diversos temas da Bioquímica moderna (amplamente discutidos durante as disciplinas obrigatórias para o Doutorado), e a maturidade adquirida durante a realização de seu projeto de Tese, onde deverá demonstrar sua capacidade de raciocínio científico, interpretação de resultados, visão crítica e formulação de novas propostas experimentais.
2) Oral: O aluno deverá apresentar uma aula teórica, ao nível de Pós-Graduação, sobre um tema de sua escolha dentro da área de Bioquímica, porém distinto de seu trabalho de tese. Na avaliação da aula serão analisados os seguintes aspectos: (i) adequação do conteúdo para uma aula de Pós-Graduação e (ii) organização lógica dos tópicos apresentados. A banca poderá fazer algumas considerações sobre a aula, mas não haverá argüição.

6.2.1 – Exame:
Na prova escrita o aluno receberá alguns problemas e perguntas científicas, aos quais deverão ser apresentadas diferentes estratégias para solução.
O tema escolhido para a apresentação oral deverá ser encaminhado à secretaria do Programa junto com um resumo escrito (no máximo uma página) contendo as referências consideradas essenciais, pelo menos 7 (sete) dias antes do exame. As apresentações orais deverão ter duração mínima de 45 minutos e máxima de 60 minutos.
Alunos que forem reprovados nos Exames de Qualificação terão a oportunidade de repeti-lo dentro do calendário do Programa.

Aprovada em Reunião do Conselho do Programa de Bioquímica em 27.03.2007.
Prof.Dr. Cláudio Miguel da Costa Neto
Coordenador do Programa de Bioquímica