Informações Gerais

Apresentação da Pós

O Curso de Pós-Graduação em Física da USP objetiva formar profissionais qualificados para atuar nas mais diversas áreas da física e em áreas multi e interdisciplinares. Os titulados pela nossa pós-graduação estão preparados para buscar, formular e resolver problemas de física em diversas áreas do conhecimento, inclusive em setores não acadêmicos. Nossos ex-alunos trabalham em universidades e centros de pesquisa no país e no exterior, bem como em setores industriais, empresariais, e na área da saúde. A formação oferecida aos pós-graduandos procura desenvolver o raciocínio, a criatividade e a flexibilidade intelectual a fim de que possam lidar com a evolução das áreas do saber e participar de forma ativa da geração de conhecimentos e inovação tecnológica.
O Programa de Pós-Graduação em Física do IFUSP é um dos pioneiros no país; foi criado oficialmente em 1970, mas já titulava doutores desde o final da década de 1940. A pós-graduação do IFUSP formou, desde sua implementação oficial, um número significativo de profissionais em física: da ordem de 1168 mestres e 850 doutores (dados de 2015).

Com cerca de 126 orientadores e 350 estudantes (dados de 2015), a pós-graduação do IFUSP é portadora de extraordinária diversidade temática, que a torna singular no cenário acadêmico brasileiro. As atividades de pesquisa desenvolvidas na nossa pós-graduação abrangem áreas diversas, que vão da cosmologia à biofísica, da física do meio ambiente à ciência dos materiais. Quase todas as áreas do nosso ramo da ciência estão cobertas: física nuclear, física da matéria condensada, óptica, biofísica, física atômica e molecular, física matemática, física de plasmas, cosmologia, partículas e campos, mecânica estatística, física aplicada e instrumentação, etc.

O IFUSP dispõe de excelente infraestrutura para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa de professores e estudantes de pós-graduação. Laboratórios modernos e bem equipados, amplos e atualizados recursos de informática e uma das melhores bibliotecas científicas do país são algumas das facilidades oferecidas aos que aqui desenvolvem seus estudos pós-graduados.

Assista a um vídeo institucional sobre o IFUSP: